quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

METAS E AÇÕES DA ESCOLA 1

A democratização da Gestão Escolar

Acompanhamento dos índices de desempenho por meio de avaliação interna e externa;
Acompanhamento dos dados do SAEB; ENEM, IDEB, Censo escolar, ENCEJA.
Levantamento de notas para elaboração de gráficos
Análise sistemática dos resultados das avaliações dos alunos:
Utilizar os dados para replanejar e corrigir rumos;
Envio de relatórios para a Direc constando os dados quantitativos/qualitativo de desempenho.
Levantamento da realidade do aluno no ingresso à escola;
Sensibilização do corpo docente e administração para esta demanda;
Qualificação através da promoção de oficinas, projetos de inclusão, palestras e debates;
Complementar o acervo da biblioteca, garantindo atualizações constantes;
Implantar uma equipe multidisciplinar para atuar em oficinas, salas de apoio, salas multifuncionais intensificando o processo de formação;
Adequar a proposta curricular da escola às demandas sociais;
Trabalhar a valorização dos educandos através da compreensão de visibilidade dos diversos “eus” escondidos, utilizando oficinas temáticas;
Oportunizar a superação de deficiências a partir da adoção de medidas que estimulem os educandos para que vislumbrem novos horizontes ao término do curso;
Apoio pedagógico no turno oposto visando recuperar dificuldades;
Efetivar a recuperação paralela;
Oficinas de Português e matemática;
Implementar Oficinas de Iniciação Científicas;
Semana de revisão dos conteúdos por unidade;
Promover mudanças no currículo com base na legislação, contemplando todas as formas de expressão e cultura,
Contextualizar o currículo a partir da diversidade, do tempo e do espaço;
Garantir o ensino da arte e o acesso à experimentação artística;
Flexibilização na organização curricular permitindo melhor programação de oferta por séries, ano e modalidade de ensino;
Trabalhar a diversidade dentro da individualidade e vice-versa;
Oportunizar formação pessoal e social proporcionando uma nova visão de mundo, agregando conhecimento das áreas afins e diversificadas contemplada na matriz curricular;
Levantar causas de evasão no vespertino e noturno;
Promover oficinas para trabalhar temas mais atrativos que falem da realidade do estudante trabalhador, dinamizando o currículo;
Implementar um currículo dinâmico e humano, que contemple o tempo de aprendizagem e desenvolva os diferentes saberes e habilidades de cada educando necessária a sua atuação em sociedade;
Analisar a discussão e inclusão dos conteúdos referentes a questões multiculturais nas disciplinas;
Construir e garantir a inclusão dos estudos indígenas, africanos e afro-brasileiros (Lei 11.645/08);
Implantar salas ambientes;
Redução do número de alunos por classe, visando atender as necessidades de aprendizagem mais individualizadas;
Incorporar a pluralidade cultural valorizando identidades plurais nas políticas e práticas curriculares;
Refletir sobre a necessidade de engajar outras linguagens, sonhos e valores silenciados ao longo da história de exploração e etnocentrismo;
Levantar os eventos sócio-culturais e festivos na comunidade;
Colocar no calendário atividades já desenvolvidas na escola como: visitas técnicas, mostras culturais: datas comemorativas;
Oportunizar reunião com Pais e Mestres, e por segmento;
Acrescentar no calendário a data de Assembléia Geral da Unidade Escolar.
Estabelecer uma política de formação continuada na comunidade escolar, priorizando o uso de tecnologias, a fim de que esta se aproprie da linguagem digital;
Discutir propostas de mudanças curriculares e uma possível implementação de novos componentes curriculares: inglês/espanhol instrumental, telemarketing, relações interpessoais e informática, visando uma melhor qualificação;
Buscar parcerias com empresas a fim de oportunizar vagas para estágio e primeiro emprego;
Rever os parâmetros curriculares da EJA, visando às especificidades locais e respeito às diversidades;
Implantar a oferta do ensino profissionalizante;
Propor à comunidade escolar a implantação de cursos que aproveitem a localização privilegiada enquanto pólo turístico;
  • Cursos: Informática com ênfase em web designer;
  • Técnico em turismo;
  • Gastronomia
Inserção de cursos instrumentais de línguas;
Criação de Centro de Letras constituído pelas disciplinas: redação e línguas estrangeiras;
Atividades a serem desenvolvidas: concursos de redação, clube de leitura, jornal falado e escrito;
Oportunizar reuniões com a comunidade escolar para sugerir propostas;
Discutir com o Conselho Escolar;
Criar programas em Educação Ambiental com objetivo de promover a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos que contemplem as diretrizes da Educação Ambiental;
Garantir nos ACs com professores e coordenadores a reflexão sobre os elementos instituídos e instituístes da dinâmica escolar;
Reunião com os demais segmentos com pautas específicas para conhecimento das diretrizes norteadoras;
Informar e discutir sobre as responsabilidades e competências dos sistemas: SEC, Diretrizes Nacionais e Estaduais de Educação;
Compartilhar responsabilidades visando à tomada de decisões coletivas;
Intensificar e aprimorar os meios para interação entre a sociedade e a escola;
Promover cursos, visando orientar sobre: Planejamento familiar, prevenção ao uso de drogas; orientação de gênero e sexualidade.
Seminário de atualização e capacitação profissional;
Abrir espaços para a participação da comunidade na escola divulgando as suas atuações;
Dialogar com os representantes da comunidade, como: associação de moradores, sindicatos, condomínios, empresas da área de hotelaria; dirigentes de órgãos e instituições como: museus, teatro, quartel e etc.
Elaborar coletivamente o PPP, PDE e o regimento escolar;
Construir o currículo a partir de uma ampla discussão na escola, onde todos os segmentos da comunidade escolar possam ser contemplados, contextualizando os saberes, percebendo as individualidades dos alunos;
Estabelecer um padrão mínimo de desempenho educacional para a escola;
Discutir nas reuniões de AC,
Oportunizar discussão por segmento;
Debater na Semana Pedagógica;
Debater em Assembléia Geral da Unidade Escolar.
Acompanhamento nos ACs registrado em atas;
Reuniões por segmento e relatórios
Criar fóruns permanentes para discussão e apresentação de propostas relacionadas a ações para qualidade da educação com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar;
Seminários para sensibilizar e conscientizar;
Informatização da Biblioteca e Secretaria;
Apoiar os trabalhos das equipes, aconselhando, treinando e orientando-as para que desenvolva o seu trabalho e melhorem a cada iniciativa;
Desenvolver treinamento pra melhorias das habilidades: Extroversão, amabilidade, estabilidade emocional, características facilitadoras do trabalho pedagógico;
Promover gincanas para mobilizar a escola/comunidade;
Oferecer a escola como espaço de aprendizagem/lazer para a comunidade local (cursos, jogos, feiras).
Convidar as repartições publicas para prestar serviço na escola;
Solicitar oportunidade de estágio e/ou experiência profissional;
Parcerias com entidades culturais do entorno como: museus, cinemas, teatros e centro histórico;
Parcerias com sindicatos, condomínios e associação de moradores para campanhas sócios – educativas;
Desenvolver instrumentos legais que orientem a relação entre pais, membros representativos da sociedade e a escola.
Conselho escolar (colegiado escolar)
Fortalecer a atuação do colegiado escolar;
Dar condições para a realização das eleições;
Divulgação das chapas para a comunidade;
Promover debates para socialização das propostas;
Comunicação do resultado final da eleição;
Estimular a comunidade a participar das decisões através dos seus representantes;
Mediar reivindicações oriundas das discussões dos segmentos;
Sensibilizar o educando para a necessidade de discutir e encontrar soluções para as questões da vida escolar, assegurando o direito a participação;
Oportunizar espaços de discussão pertinentes as questões sociais;
Ampliação e reestruturação da rádio escolar;
Estimular a apresentação de reivindicações dos estudantes junto a setores competentes;
Sensibilizar as famílias para a necessidade de participar da construção da Associação de Pais e Mestres, visando acompanhar os processos de ensino-aprendizagem, bem como, o crescimento e o desenvolvimento do grupo;
Oportunizar espaços para discussão de problemas coletivos;
Criar um ambiente que oportunize a troca de expectativas e experiências na formação dos filhos;
Valorizar a atuação da Associação de Pais e Mestres como referencial para avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela Unidade Escolar;
Utilização de “feedback” da Associação de Pais e Mestre como recursos para auto-avaliação e replanejamento;
Esclarecer a família quanto aos perigos da Internet.

Nenhum comentário: