quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

METAS E AÇÕES DA ESCOLA

Foco da escola na aprendizagem


Fortalecer a gestão escolar;

Implementar um modelo de gestão estratégica;

Desenvolver uma cultura de equipe;

Aperfeiçoar continuamente as equipes de trabalho desenvolvendo uma nova cultura de valores;

Valorizar o trabalho docente e discente;

Reuniões para avaliar o PPP e PDE;

Planejamento participativo

Desenvolver a capacidade local de planejamento por meio de processo de elaboração do PPP e PDE;

Atualizar o Regimento interno da escola com a nova visão de gerenciamento;

Analisar sistematicamente o processo de ensino-aprendizagem, respeitando o tempo de cada discente;

Efetivar a participação da família junto à escola;

Acompanhamento e controle do índice de evasão e reprovação;

Reunião de estudo e planejamento;

Reduzir o quantitativo de alunos por sala;

Formação continuada para os docentes e coordenadores pedagógicos;

Elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa

Buscar parcerias com as iniciativas publicas e privadas;

Efetivação da pedagogia de projetos utilizando a interdisciplinaridade;

Promoção de eventos extraclasses, tais como: museus, teatro, visitas técnicas.

Treinamento de habilidades interpessoais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, fundamentado no novo paradigma;

Garantir o horário do AC;

Oportunizar encontros por séries e reuniões gerais;

AC como espaço de interação, troca e compartilhamento das experiências individuais;

Estabelecer estratégias junto aos coordenadores pedagógicos para promover e discutir os recursos de ensino para uma prática pedagógica eficaz;

Oportunizar as experiências adquiridas na prática docente nos espaços de ACs;

Capacitação funcional dos coordenadores pedagógicos;

Proporcionar a discussão do currículo

Proporcionar encontros para estudos de aprofundamento de temas específicos de interesse do grupo;

Provocar encontros sistemáticos entre a Unidade Escolar, a Direc e SEC;

Atendimento pedagógico individual, realizado pelos professores, atendendo aos alunos com dificuldades;

Fomentar o projeto de estímulo à leitura proposto pelos professores;

Promover a inclusão do trabalho científico no âmbito escolar;

Programação de atividades de reforço no turno oposto;

Promoção de aprendizagem colaborativa entre alunos;



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